2012/03/29

Desaquecimento Vocal

O que quer isto dizer? Se calhar é um conceito novo para alguns...

Porque é necessário desaquecer a voz? Pelo mesmo motivo que se deve alongar os músculos depois de fazer exercício físico.

As pregas vocais são uma parte do nosso corpo que também deve ser "alongada" depois de estarem mais de uma hora seguida a falar/cantar...

O que aconselho?

SILÊNCIO. Sim! Silêncio total durante 30 minutos. É a estratégia mais eficaz.


Se precisar de retomar o trabalho vocal, após uma hora a falar seguida e só tiver 5 minutos para relaxar, fale comigo que eu posso transmitir algumas técnicas vocais de desaquecimento da voz. O MEU CONTACTO.

2012/03/26

Ouvido musical

Já todos nós ouvimos a expressão ter ouvido para a música, mas afinal o que quer dizer ter ouvido?

O ouvido musical é uma expressão que se usa para designar a apuração e sensibilidade de uma pessoa para a música.

 Existem dois tipos de ouvido musical: o relativo e o absoluto.

Ouvido Absoluto: É a capacidade de se distinguir ou criar uma nota musical isoladamente sem o uso de referências (notas) anteriores. As pessoas que têm esta capacidade podem ter nascido com ela, ou então é muito comum nas pessoas que estudam música desde muito pequenas (3-5 anos).

Ouvido Relativo: É a capacidade de se distinguir ou criar uma nota musical somente com o uso de referências (notas) anteriores, como uma melodia.

Esta capacidade de se prestar atenção aos sons e saber distingui-los ou reproduzi-los é algo que pode nascer connosco, ou então pode ser desenvolvido através de treino auditivo, onde se pode desenvolver o ouvido relativo. 

As pessoas que tocam/cantam músicas "de ouvido" no geral têm um desenvolvimento do ouvido musical mais avançado que outras que não o conseguem.

Mas se por acaso sentem que não tem grande ouvido musical não desesperem!
É tudo uma questão de treino! Se quiserem o suficiente irão conseguir desenvolvê-lo!

Se quiser ajuda neste campo CONTACTE-ME!

2012/03/22

Rouquidão tem tratamento

Uma noite de festa, um vento mais frio, algumas horas seguidas de conversa. Para muita gente, qualquer alteração na voz é motivo para ficarem roucos.

De acordo com o médico e professor do departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Celso Gonçalves Becker, a voz rouca não pode ser considerada uma doença, e sim um sintoma de alguma alteração na saúde. “Ocorre quando há um distúrbio na vibração da prega vocal”, explica.

Entre as causas mais frequentes para a rouquidão, está o surgimento de nódulos, no caso das mulheres, e pólipos, mais comum em homens. “Ambos são parecidos e surgem por causa do abuso vocal”, ensina Celso Becker, que associa a rouquidão a profissões que exigem um grande esforço de fala, como na advocacia, no jornalismo e no canto.

O refluxo, quando o ácido do estômago atinge a laringe, também provoca a voz rouca. 
Em mulheres que fumam, o problema também é recorrente. “É o que chamamos de Edema de Reinke. Todo mundo conhece alguma mulher que, depois de muitos anos de tabagismo, fica com a voz mais grave”. Gripes, laringites agudas e doenças causadas pelo vírus papiloma na laringe também provocam rouquidão.

Um problema de saúde mais grave também pode se manifestar com uma mudança na qualidade da voz: o cancro na laringe. Mais comum em homens, esse tipo de tumor maligno afeta, principalmente, quem tem entre 50 e 70 anos e fuma e/ou bebe álcool.

Quando procurar um médico?

- Celso Gonçalves Becker aconselha procurar um médico otorrinolaringologista quando se passam mais de 15 dias de rouquidão.

- Para os nódulos e pólipos, assim como a maioria dos casos de rouquidão crónica, o mais recomendado é terapia vocal (terapia da fala) e aulas de comportamento vocal adequado (aulas de voz ou canto).

Não hesitem em procurar ajuda, se sentirem que algo não está bem com a vossa voz mais do que 15 dias seguidos, pois pode ser um problema de saúde e tem de ser visto por um médico.

Com a voz, não se brinca, pois só temos uma!

2012/03/19

Fumo passivo pode causar problemas de audição

Os médicos já sabiam que os fumadores podem prejudicar a própria audição, mas a novidade é para os fumadores passivos. 

Um estudo da Universidade de Miami e da Universidade Internacional da Flórida, feito com mais de 3 mil adultos, sugere que pessoas expostas ao fumo do tabaco aumentam os riscos de perder a audição.

Especialistas acreditam que a fumaça do tabaco pode romper o fluxo sanguíneo nos pequenos vasos do ouvido. Isso pode deixar o órgão sem oxigênio e levar a um acumular de resíduos tóxicos, o que causa o dano à audição. Esse prejuízo é diferente daquele causado por exposição a barulhos altos ou da perda natural com a idade.

Os fumadores passivos têm cotinina no sangue, um subproduto da nicotina, que é produzida quando o corpo entra em contato com o fumo do tabaco. 

"Não sabemos exatamente a quanta fumaça você precisa ficar exposto para correr esse risco. Mas sabemos que o limite para chegar ao dano é bem baixo", diz o Dr David Fabry, líder do estudo.

E esta hein? :D (desculpem-me por roubar a frase ao Sr. Fernando Pessa, mas desta vez é justificado!)

Se fumam já tem mais um motivo para deixar de o fazer ou deixarem de fumar ao pé de outras pessoas!
Senão ficam surdos!

Até breve!

2012/03/15

Rinite e sinusite: descubra a diferença

Com a primavera aí à porta muitas doenças alérgicas também nos vêm bater à porta...

Ar seco, poluído, diferenças de temperatura... são suficientes para sentirmos os efeitos no nariz. Com essas alterações climáticas bruscas, a rinite e a sinusite podem aparecer. Entenda mais sobre essas doenças e durma e acorde respirando em paz.

Rinite

O que é:
Reação alérgica respiratória que costuma aparecer com a exposição a algo "estranho" para o organismo, como poeira, ácaros, poluição e pelos de animais. Ela pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética.

Sintomas:
Comichão no nariz, que entope e expele bastante secreção, e espirros. As crises tendem a voltar após dias, semanas ou meses. Pode dar dor de cabeça e comichão nos olhos.

Como tratar:
Via oral, com comprimidos diários ou quando vierem as crises, ou com vacinas semanais até que elas parem.
Utilizar jactos de água esterilizada do mar no nariz (vendido na farmácia), não só para limpar o nariz quando se está doente, mas também como prevenção da doença: utilize todos os dias de manhã e sentirá uma enorme diferença na sua cavidade nasal.

Dicas:
Mantenha a casa ventilada e limpa. Posicione sua cama onde bate sol. Dê fim a peluches, que acumulam poeira. Prefira persianas a cortinas comuns e limpe-as semanalmente. Compre capas anti ácaros para as almofadas.

Faça em casa:
• Dissolva 1 col. (chá) de sal em 1 litro de água e coloque a mistura em um conta-gotas. Pingue no nariz e assoe.
• Inalação: Coloque água quente em uma bacia, cubra a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer. Para aumentar o alívio, misture dois pacotes de chá de hortelã à água.
• Tome chá quente de frutas cítricas como limão e laranja.

Sinusite

O que é:
Inflamação e acúmulo de secreção no nariz e nos seios paranasais (
Seios paranasais são espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal), causada por bactérias.

Sintomas
Dor de cabeça, nariz entupido, perda de olfacto, pescoço pesado, sensação de pressão na face e secreções do nariz amareladas. Às vezes, tosse e febre.

Como tratar
Com descongestionantes, anti-inflamatórios e, algumas vezes, antibióticos. Alguns casos podem ser cirúrgicos.

Dicas
Para diagnosticar a sinusite, é preciso ir ao médico. Não se automedique. Para não ficar com pigarro por causa da secreção, beba bastante água ao longo do dia.

Faça em casa
• Prepare a mesma solução de água e sal indicada para a rinite, pingue no nariz e assoe.
• Após fazer a inalação caseira, massageie as maçãs do rosto e cubra com um pano quente e seco. Essa estratégia ajuda a eliminar o muco.
• Quando sentir dor de cabeça, pingue uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta num lenço de papel e cheire-o por cerca de dois minutos.

2012/03/12

Rouquidão Persistente Pode Indicar Sérios Problemas de Saúde

Quem nunca ficou rouco por torcer pela equipa favorita ou de gritar as letras de cor num concerto da banda favorita? 


A rouquidão é comum depois de um esforço vocal excessivo. Quando forçamos demais a voz, criamos um edema (inchaço) nas cordas vocais, além de vermelhidão, que fazem com que nossa voz fique mais áspera e rouca. Costuma melhorar em poucos dias. 

O problema está quando essa rouquidão persiste por meses. Aí é preciso procurar ajuda. 

Da mesma forma que os atletas de alta competição estão sujeitos a ter mais lesões que o cidadão comum, os profissionais da voz (professores, cantores, operadores de telemarketing, etc), exigem demais das cordas vocais e, por isso, estão mais propensos a terem problemas de voz. 

A lesão mais comum das cordas vocais nesses casos são os nódulos, que melhoram com terapia vocal e repouso vocal. A lesão da corda vocal mais preocupante é o cancro da laringe que, tal como o cancro do pulmão, tem forte associação com cigarro e bebidas alcoólicas. 


Qualquer pessoa que fume e apresente rouquidão por mais de duas semanas deve fazer um exame das cordas vocais. Quando detectado precocemente, o cancro da laringe tem uma probabilidade de cura de cerca de 90%. 


O exame das cordas vocais chama-se laringoscopia. Trata-se de um exame rápido, que não necessita de anestesia ou preparação. Uma vez estabelecido o diagnóstico da rouquidão, o otorrinolaringologista e o terapeuta da fala devem trabalhar em conjunto para restabelecer a voz do paciente. 


Já sabe, se estiver rouco há mais de 2 semanas marque uma visita ao seu otorrinolaringologista e peça um exame às suas cordas vocais.


Mantenha a sua saúde vocal. Sua voz também merece atenção!

2012/03/04

Pigarreia?

Olá a todos!


Hoje durante uma conversa com a minha querida Tia-avó apercebi-me que existem muitas pessoas que sentem irritações e desconfortos na garganta após algum tempo a falar; Por consequência sentem vontade de tossir ou de pigarrear (tossir com pigarro) de forma a acalmar/expulsar a sensação de corpo estranho na garganta.


[Pigarro - Embaraço na garganta produzido por catarro, fumo etc.]


Apesar de ser um comportamento frequentemente observado não quer dizer que esteja correcto ou que não se possa fazer nada para o evitar.  A única forma de evitar este desconforto é ganhar consciência vocal através de aulas de voz.  


Se sentem algum desconforto depois de falarem durante algum tempo por favor não hesitem em contactar-me.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes