2012/11/12

Respiração: A herança social dos adultos

Todos nascemos com uma respiração predominante (respiração abdominal). Todos os animais a têm, não existem excepções.

À medida que crescemos (por volta dos 5 anos de idade) começamos a imitar tudo o que os adultos fazem, incluindo a forma de respirar.

Não o fazemos conscientemente, mas acabamos por imitar um modo de vida, normalmente stressado e quase sempre associado a uma respiração superficial e stressante: a respiração torácica.

Conscientemente podemos regressar à nossa respiração de origem e voltarmos a ser pessoas calmas e assertivas, reaprendendo a respiração abdominal.

Se quiserem voltar a ter paz interior venham aprender comigo a respirar de novo. Fico à vossa espera!


2012/11/06

A Voz e a Personalidade

Quando ouvimos alguém a falar pela primeira vez conseguimos retirar diversas conclusões de uma forma quase instantânea: Se a pessoa  é segura, se é tímida, se é infantil, entre muitas outras hipóteses.

Isto acontece porque a voz reflecte a personalidade das pessoas.

Segundo os ditos populares os olhos não mentem ou são uma janela para a alma, mas podem ter a certeza que a voz ainda é mais intimamente ligada ao verdadeiro ser de cada um.

Quando trabalhamos a voz trabalhamos automaticamente o nosso interior, desafiando muitas vezes aspectos do foro psíquico e comportamental. Mas é uma caminhada que vale sempre a pena, pois traz sempre muitos frutos para o nosso dia-a-dia.

Se quiserem um bom desafio e aprender um pouco mais sobre a vossa voz falem comigo.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes