2011/11/28

Portugueses já consomem mais música "made in" Portugal

"Portugueses já consomem mais música "made in" Portugal  do que internacional. Apesar das vendas estarem a cair, repertório nacional é líder.

O fado representa já 20% das vendas de música portuguesa, com mais de 305 mil discos vendidos só em 2010. O sucesso deste género musical junto do público é, aliás, uma das explicações para que a música nacional tenha já destronado a internacional.

O presidente da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), Eduardo Simões, alerta, contudo, para as limitações dos dados sobre o fado, uma vez que há "uma série de empresas que não fazem parte do levantamento", os dados não contemplam os discos "budget" (mais baratos) e a classificação de fado, pop, rock ou outro género é feita por cada empresa.

Ainda assim, Eduardo Simões crê que o peso do fado na música portuguesa não deve fugir muito dos 20%. E mais: "sem a evolução que se registou no fado era muito difícil atingirmos uma quota de 35% [no valor] de vendas no repertório nacional. Durante anos manteve-se abaixo dos 24% e só nos últimos dois anos é que começou a subir para estes níveis. O que foi também um efeito da lei da rádio que introduziu quotas de difusão de música portuguesa", explicou.

O musicólogo Rui Vieira Nery destaca também os efeitos da nova lei da rádio, bem como o aparecimento de uma estação de fado, como impulsionadores deste maior consumo deste género musical. Além disso, continuou, "vivemos numa época de globalização" e os jovens querem, cada vez mais, "afirmar a sua diferença cultural local". Por último, o facto de o fado estar mais disperso por todo o País, por oposição ao que aconteceu "até muito tarde no século XX em que continuava a estar sobretudo enraizado em Lisboa".

Galardões no fado bateram recorde em 2010 
Quem está no terreno também atesta o peso do fado nas vendas. O director de marketing e comunicação institucional da FNAC disse ao Negócios que os discos de fado representam "cerca de 25% das vendas de música portuguesa" nas 17 lojas espalhadas pelo País. "Há, de facto, uma nova geração de jovens fadistas que tudo tem feito para catapultar o fado para as luzes da ribalta, o que explica o aumento da procura por parte do público", explicou.

Quanto ao destaque que dão ao fado nas lojas, Viriato Filipe explicou que se limitaram a acompanhar o "início e a ascensão" de artistas como a Mariza, Ana Moura, Camané e Aldina.

A comprovar a adesão do público ao fado estão também os galardões conquistados pelos intérpretes portugueses. Em 2010 foram atribuídos 21 discos de platina e cinco de ouro, segundo os dados da AFP. Entre 2005 e o primeiro semestre de 2011 foram atribuídos 77 galardões. Mariza foi a fadista que mais vendeu neste período.

Portugueses ouvem cada vez mais música nacional 

Mas não é só o fado que tem conquistado os portugueses. Os discos portugueses estão cada vez mais entre as escolhas dos consumidores. "Apesar de o mercado dos discos ter sofrido uma forte quebra de vendas, a música portuguesa consegue manter uma certa estabilidade. Isto deve-se a um claro aumento da oferta de novidades e novos artistas portugueses", confirmou o director de marketing da FNAC.

Os dados da AFP mostram que entre 2008 e 2010 as vendas de discos caíram mais na música internacional (menos 27%) do que na nacional (menos 4%). Em 2010 o foço de vendas foi de mais de 500 mil discos: 2,2 milhões de discos portugueses vendidas contra 1,6 milhões de unidades de repertório internacional.

Rui Vieira Nery frisa contudo que os dados de vendas não reflectem totalmente o sucesso do artista porque "a pirataria está a destruir a indústria discográfica. Hoje em dia quase ninguém ganha dinheiro com os discos", conclui.


2005-2011 Os fadistas que mais venderam


Mariza 608 mil discos











Ana Moura 138 mil discos








Carlos do Carmo 56 mil discos









Camané 40 mil discos








Carminho 17 mil discos"








Notícia in Jornal de Negócios Online.

2011/11/24

Coro de Câmara de Lisboa

Olá! 

Hoje vou mostrar-vos mais um coro de sucesso em Lisboa, mas antes de mais queria explicar o que significa um coro de câmara:

Coro de câmara - Coro de dimensões reduzidas (entre 10-20 cantores). Apesar de ter as 4 tessituras habituais (soprano, contralto, tenor e baixo) muitas composições são especificas para um coro de pequenas dimensões.

Coro de Câmara de Lisboa foi formado em 1978 pela Professora Teresita Gutierrez Marques, então como Coro de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa. Constituído por vinte jovens músicos, interpreta — a cappella ou em colaboração com formações instrumentais — obras portuguesas e estrangeiras, do vasto período compreendido entre a Renascença e os nossos dias, sendo responsável por um número significativo de estreias mundiais.
Mantendo sempre intensa actividade — cujo nível qualitativo tem merecido o aplauso unânime do público e da crítica —, o Coro apresentou-se em inúmeras localidades do País, assim como nos mais importantes auditórios de Lisboa (Centro Cultural de Belém, Fundação Gulbenkian, Teatros de S. Luiz e da Trindade, etc.), tendo participado nas mais significativas manifestações culturais (festivais de Sintra e Capuchos, Jornadas Gulbenkian de Música Antiga, Lisboa ’94 – Capital Europeia da Cultura, Expo ’98 – Exposição Mundial de Lisboa, Festival Internacional de Órgão de Lisboa, etc.).
Paralelamente, o Coro de Câmara de Lisboa tem desenvolvido uma alargada carreira internacional. A convite de instituições como a Federação Europeia de Coros, a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Oriente ou os Ministérios da Cultura de Portugal, de Espanha e de Cabo Verde, para dar apenas alguns exemplos, o Coro realizou concertos, entre outros locais, em Madrid, Cuenca, Sevilha, Sória, Victória (Espanha), Paris, Estrasburgo, Rouen, Caen, Mont St. Michel (França), Bruxelas, Malines (Bélgica), Amesterdão (Holanda), Roma, Bergamo, Biella, Bolzano, Novara, Trento, Turim, Verona (Itália), Bona (Alemanha), Viena (Áustria), Londres (Reino Unido), Montréal (Canadá), Nova Iorque, Santa Bárbara, S. Diego, S. José (EUA), Belo Horizonte, Florianópolis, Novo Hamburgo, Porto Alegre (Brasil), Montevideu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Puebla (México), Santiago de Cuba (Cuba), Macau e Cabo Verde.
As três participações do Coro de Câmara de Lisboa no Concurso Internacional de Coros de Tolosa (Espanha) saldaram-se pela conquista de um 1.º e de um 3.º prémios na classe de Polifonia, bem como de dois segundos prémios na categoria de Música Popular.

Para além das suas apresentações em concertos, o Coro efectuou, em Portugal e no estrangeiro, diversas gravações em disco e para a rádio, televisão e cinema (Non, ou a Vã Glória de Mandar, de Manoel de Oliveira). Foi convidado pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde para participar na “ópera de rua” Crioulo, de Vasco Martins, que teve lugar no Mindelo, São Vicente, para a comemoração de “Capital Lusófona de Cultura 2002” e na Cidade da Praia em 2003, para a Comemoração do “Dia dos Heróis Nacionais” deste país.

Parabéns a este coro de sucesso! Continuem o bom trabalho!

Se quiserem saber mais sobre este coro visitem o site deles.

2011/11/19

Beber um porto antes de cantar?

Existe o mito de que os cantores, em especial os do fado, bebem sempre um copo de porto para "aquecer" as cordas vocais...
Este mito será verdade?


Posso dizer-vos o seguinte: o álcool seja ele qual for quando ingerido promove uma sensação de anestesia das cordas vocais, o que impede que o cantor perceba se está a forçar ou não quando canta. O álcool promove um relaxamento muscular e por isso muitos cantores usam-no para “aquecer a voz”. Na verdade estão apenas a diminuir a tensão agredindo seu aparelho vocal.
Depois disto se quiserem cantar o fado ou outro tipo de música não se esqueçam:


Beber água ou chá de perpétuas roxas para aclarar a voz, ambos à temperatura ambiente.
Esqueçam o álcool antes da cantoria, se quiserem muito beber um copo façam-no depois de fazer o esforço vocal.

2011/11/16

Nova música: Dança da Solidão

Aqui está ela, a mais recente gravação do Trio Joana Lisboa.

A primeira frase da música justifica a imagem escolhida: "Solidão é lava... que cobre tudo...!"


Espero que gostem! :D

Ouvir:"A Dança da Solidão"

2011/11/10

O Frio e a Voz

Olá!
Já devem ter reparado que o Outono/Inverno chegou... e com ele está a chegar o frio!...
Este pode ser um problema para os mais friorentos mas no fundo afecta o corpo de todas as pessoas, pois necessitam de mais energia para aquecer os músculos.



Os maxilares, o pescoço, os ombros, as costas e as cordas vocais não são excepções! Precisam de ser aquecidos antes de serem utilizados logo de manhã. Estiveram em repouso cerca de 8 horas seguidas e precisam de um aquecimento leve. Por isso sugiro:

Quando acordam façam os alongamentos todos que sintam que precisam de fazer (o chamado espreguiçar matinal) e façam os seguintes movimentos para aquecerem todas as partes do vosso corpo relacionados com a utilização da voz:

Pescoço:

- Deixar a cabeça cair para a esquerda e para a direita, muito devagar;
- Deixar a cabeça cair para trás e para a frente, realizando movimentos muito lentos;
- Rodar muito devagar a cabeça, num círculo imaginário que passa por todas as posições anteriores;

Ombros e Costas:

- Esticar os braços por cima da cabeça, alongando o corpo o mais possível, numa linha vertical imaginária;
- Rodar os ombros para trás e para a frente;
- Rodar o tronco lateralmente a partir das ancas, sem mexer as pernas;


Cara e Laringe:

- Massajar todos os músculos da cara suavemente;
- Fazer caretas, de forma a contrair os músculos e depois relaxando-os;
- Abrir e fechar a boca, soltando o maxilar;
- Massajar o alto da nossa garganta em pequenos círculos, muito muito suavemente;

Exercícios de aquecimento vocal:

- Vibrar os lábios, fazendo o som "BRRR"
- Rodar a língua em círculos;
- Vibrar a língua, produzindo o som " TRRRR";
- Produzir o som "UH" continuamente até a expiração acabar, realizando o exercício num tom grave e agudo;

Gostaram? :D Não se sentem mais quentes?

Não se esqueçam! Bebam muita água e comam vitamina C, pois ajuda a fortalecer o nosso corpo nesta mudança de temperatura e protejam o pescoço do frio!


Para saberem mais dicas sobre como trabalhar a voz, falem comigo.

2011/11/06

O Coro da Achada

O coro da Achada nasceu em Junho de 2009, quando se procurava convidar um coro para cantar na semana de abertura do Centro Mário Dionísio (entre 29 Setembro e 5 de Outubro de 2009). 


Alguém sugeriu: “Porque é que não fazemos nós um coro?” E assim fizeram! Começou a funcionar regularmente todas as quartas-feiras às 21h30. 

O Centro Mário Dionísio ainda não estava aberto ao público quando começaram a ensaiar, por isso iniciaram os ensaios ainda com as obras a decorrer. 






"Avançámos com a ideia de um coro que cantasse canções com textos do Mário Dionísio (como ‹‹Canto de Esperança››‹‹Gafanhoto caracol››‹‹Limões oh limões›› e ‹‹Que tu es fort››) e outras: canções de luta de todo o mundo e de épocas diferentes (na língua original ou traduzidas), algumas canções populares portuguesas, canções pouco cantadas, canções que por alguma razão nos entusiasmam e nos libertam."


Para saber mais informações sobre este coro cheio de genica e iniciativa visite o site da casa da achada:



Quem sabe não se junta a este grupo? :D

2011/11/03

"All Together Now!"

A música original dos Beatles:




E as versões dos duetos improváveis da optimus:

O Avô Cantigas & Mind a Gap



Rui Reininho e Quim Barreiros





Carminho & Moonspell

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes