2012/03/12

Rouquidão Persistente Pode Indicar Sérios Problemas de Saúde

Quem nunca ficou rouco por torcer pela equipa favorita ou de gritar as letras de cor num concerto da banda favorita? 


A rouquidão é comum depois de um esforço vocal excessivo. Quando forçamos demais a voz, criamos um edema (inchaço) nas cordas vocais, além de vermelhidão, que fazem com que nossa voz fique mais áspera e rouca. Costuma melhorar em poucos dias. 


O problema está quando essa rouquidão persiste por meses. Aí é preciso procurar ajuda. 

Da mesma forma que os atletas de alta competição estão sujeitos a ter mais lesões que o cidadão comum, os profissionais da voz (professores, cantores, operadores de telemarketing, etc), exigem demais das cordas vocais e, por isso, estão mais propensos a terem problemas de voz. 

A lesão mais comum das cordas vocais nesses casos são os nódulos, que melhoram com terapia vocal e repouso vocal. A lesão da corda vocal mais preocupante é o cancro da laringe que, tal como o cancro do pulmão, tem forte associação com cigarro e bebidas alcoólicas. 


Qualquer pessoa que fume e apresente rouquidão por mais de duas semanas deve fazer um exame das cordas vocais. Quando detectado precocemente, o cancro da laringe tem uma probabilidade de cura de cerca de 90%. 


O exame das cordas vocais chama-se laringoscopia. Trata-se de um exame rápido, que não necessita de anestesia ou preparação. Uma vez estabelecido o diagnóstico da rouquidão, o otorrinolaringologista e o terapeuta da fala devem trabalhar em conjunto para restabelecer a voz do paciente. 


Já sabe, se estiver rouco há mais de 2 semanas marque uma visita ao seu otorrinolaringologista e peça um exame às suas cordas vocais.


Mantenha a sua saúde vocal. Sua voz também merece atenção!

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes