2012/03/22

Rouquidão tem tratamento

Uma noite de festa, um vento mais frio, algumas horas seguidas de conversa. Para muita gente, qualquer alteração na voz é motivo para ficarem roucos.

De acordo com o médico e professor do departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Celso Gonçalves Becker, a voz rouca não pode ser considerada uma doença, e sim um sintoma de alguma alteração na saúde. “Ocorre quando há um distúrbio na vibração da prega vocal”, explica.

Entre as causas mais frequentes para a rouquidão, está o surgimento de nódulos, no caso das mulheres, e pólipos, mais comum em homens. “Ambos são parecidos e surgem por causa do abuso vocal”, ensina Celso Becker, que associa a rouquidão a profissões que exigem um grande esforço de fala, como na advocacia, no jornalismo e no canto.

O refluxo, quando o ácido do estômago atinge a laringe, também provoca a voz rouca. 
Em mulheres que fumam, o problema também é recorrente. “É o que chamamos de Edema de Reinke. Todo mundo conhece alguma mulher que, depois de muitos anos de tabagismo, fica com a voz mais grave”. Gripes, laringites agudas e doenças causadas pelo vírus papiloma na laringe também provocam rouquidão.

Um problema de saúde mais grave também pode se manifestar com uma mudança na qualidade da voz: o cancro na laringe. Mais comum em homens, esse tipo de tumor maligno afeta, principalmente, quem tem entre 50 e 70 anos e fuma e/ou bebe álcool.

Quando procurar um médico?

- Celso Gonçalves Becker aconselha procurar um médico otorrinolaringologista quando se passam mais de 15 dias de rouquidão.

- Para os nódulos e pólipos, assim como a maioria dos casos de rouquidão crónica, o mais recomendado é terapia vocal (terapia da fala) e aulas de comportamento vocal adequado (aulas de voz ou canto).

Não hesitem em procurar ajuda, se sentirem que algo não está bem com a vossa voz mais do que 15 dias seguidos, pois pode ser um problema de saúde e tem de ser visto por um médico.

Com a voz, não se brinca, pois só temos uma!

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes