2012/03/15

Rinite e sinusite: descubra a diferença

Com a primavera aí à porta muitas doenças alérgicas também nos vêm bater à porta...

Ar seco, poluído, diferenças de temperatura... são suficientes para sentirmos os efeitos no nariz. Com essas alterações climáticas bruscas, a rinite e a sinusite podem aparecer. Entenda mais sobre essas doenças e durma e acorde respirando em paz.

Rinite

O que é:
Reação alérgica respiratória que costuma aparecer com a exposição a algo "estranho" para o organismo, como poeira, ácaros, poluição e pelos de animais. Ela pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética.

Sintomas:
Comichão no nariz, que entope e expele bastante secreção, e espirros. As crises tendem a voltar após dias, semanas ou meses. Pode dar dor de cabeça e comichão nos olhos.

Como tratar:
Via oral, com comprimidos diários ou quando vierem as crises, ou com vacinas semanais até que elas parem.
Utilizar jactos de água esterilizada do mar no nariz (vendido na farmácia), não só para limpar o nariz quando se está doente, mas também como prevenção da doença: utilize todos os dias de manhã e sentirá uma enorme diferença na sua cavidade nasal.

Dicas:
Mantenha a casa ventilada e limpa. Posicione sua cama onde bate sol. Dê fim a peluches, que acumulam poeira. Prefira persianas a cortinas comuns e limpe-as semanalmente. Compre capas anti ácaros para as almofadas.

Faça em casa:
• Dissolva 1 col. (chá) de sal em 1 litro de água e coloque a mistura em um conta-gotas. Pingue no nariz e assoe.
• Inalação: Coloque água quente em uma bacia, cubra a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer. Para aumentar o alívio, misture dois pacotes de chá de hortelã à água.
• Tome chá quente de frutas cítricas como limão e laranja.

Sinusite

O que é:
Inflamação e acúmulo de secreção no nariz e nos seios paranasais (
Seios paranasais são espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio e face, que se comunicam com a cavidade nasal), causada por bactérias.

Sintomas
Dor de cabeça, nariz entupido, perda de olfacto, pescoço pesado, sensação de pressão na face e secreções do nariz amareladas. Às vezes, tosse e febre.

Como tratar
Com descongestionantes, anti-inflamatórios e, algumas vezes, antibióticos. Alguns casos podem ser cirúrgicos.

Dicas
Para diagnosticar a sinusite, é preciso ir ao médico. Não se automedique. Para não ficar com pigarro por causa da secreção, beba bastante água ao longo do dia.

Faça em casa
• Prepare a mesma solução de água e sal indicada para a rinite, pingue no nariz e assoe.
• Após fazer a inalação caseira, massageie as maçãs do rosto e cubra com um pano quente e seco. Essa estratégia ajuda a eliminar o muco.
• Quando sentir dor de cabeça, pingue uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta num lenço de papel e cheire-o por cerca de dois minutos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes