Cada instrumento tem um som associado. A voz humana não é diferente. Através da imagem conseguimos perceber porque conseguimos diferenciar os vários sons e identificar a origem.
Através da nossa audição conseguimos facilmente distinguir o som de um piano, de uma corneta ou de um clarinete. Estes sons diferem no timbre porque são formados de uma mistura específica de frequências. O timbre permite-nos distinguir dois sons com a mesma intensidade e frequência fundamental.
Mas afinal qual é a voz perfeita? Qual é a voz que facilmente gostamos de ouvir?
Existe um estudo desenvolvido pela Universidade de Sheffield (Inglaterra) que aprofundou este tema e com a ajuda de um inquérito desenvolvido pela empresa Post Office Telecom, conseguiram aferir quais eram as vozes mais agradáveis, como as das atrizes Judi Dench e Honor Blackman e as dos atores Alan Rickman e Jeremy Irons. Desta forma os especialistas criaram a fórmula científica para uma voz humana perfeita e atraente, baseada na análise do tom, na velocidade da fala, nas palavras por minuto, na frequência e na entonação utilizadas por homens e mulheres.
Características da voz ideal:
- Pronunciar no máximo 164 palavras por minuto
- Deve emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases com entonações distintas
- A frequência do som da voz deve oscilar entre 34,5 Hz e 12,2 Hz (Tom médio - entre o grave e o agudo)
- Deve revelar autoconfiança, pois influe positivamente na fala e na atracção que desperta sua voz
A sua voz é perfeita? :)
Se pretender explorar a sua voz, fale comigo:
Contactos
0 comentários:
Enviar um comentário