2012/04/12

A nova era dos vocalistas já chegou!

A voz é algo em franca expansão no mundo da música.

Antes da era dos microfones os vocalistas apenas podiam contar com eles mesmos, e o que transmitiam aos outros dependia da colocação e projecção de voz e da técnica vocal que utilizavam, nada mais. As suas actuações eram limitadas pelos restantes instrumentos e locais onde actuavam.

Quando surgiram os microfones o instrumento voz conseguiu ganhar uma maior importância, pois era possível  amplificar a voz em qualquer local e com qualquer tipo de instrumento a acompanhar, que não ficavam invisíveis (auditivamente, claro!)

Foi nesta era que se deu a explosão dos vocalistas por todo o mundo, marcando uma tendência que ainda hoje se pode sentir: os cantores ídolo. Isto tudo graças aos microfones!

Nos anos 70 houve outra explosão: efeitos sonoros. A voz também usufruiu deste mundo.

Estes eram aplicados em estúdio e também ao vivo em alguns instrumentos (teclados, guitarras, etc) através das primeiras pedaleiras e sintetizadores. Com o tempo a tecnologia foi evoluindo e foram inventados cada vez mais pedais e efeitos que se podiam aplicar ao vivo, mas muito poucos existiam para a voz.

Hoje como vocalista posso dizer, que sinto que finalmente a sociedade está a começar a encarar a voz como um instrumento como os outros, com direito a ser alterado e complementado durante as performances ao vivo. A voz  não tem de ser pura e cristalina e acompanhada por outros instrumentos, ela pode existir por si própria.

E graças a essa nova visão está a surgir uma nova geração de vocalistas criativos que apenas querem dar o seu contributo, como músicos iguais aos outros.

Viva a era das pedaleiras para a voz! Uma nova revolução musical começou!

Deixo-vos um exemplo de um músico vocalista criativo:

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes