2012/06/29

Melodiquem mais, vá!

Melodia, melodia!

Eis um conceito que a maior parte das pessoas só associa à voz cantada. Mas a verdade é que esta deve estar presente no nosso dia a dia quando falamos.

Já repararam nos programas televisivos para bebés? São fracos em melodia? Pelo contrário! São exageradamente melódicos! Para nós adultos o conceito torna-se exagerado, mas para os bebés, que são um público difícil de captar tem de ser usadas muitas inflexões para os programas conseguirem permanentemente chamar à atenção dos pequeninos.

O mesmo se passa no mundo dos adultos, mas de uma forma menos exagerada.

Querem ser expressivos enquanto falam? Experimentem acabar as frases com melodias diferentes, umas descendentes, outras ascendentes e outras monocórdicas e verão que os resultados são imediatos! Subitamente apercebem-se que estão a captar a atenção dos vossos ouvintes, quando eles se calam e olham para vocês com um ar curioso e intrigado.

Experimentem! Vale a pena! ;)


2012/06/25

"Fado: From Lisbon to New York"

O Fado viaja além fronteiras e oceanos.

Desde que foi considerado património imaterial da humanidade em 2011este estilo musical tão característico de Portugal tem ganho novas asas pelo mundo.


Gostaria de vos mostrar uma  pequena reportagem que fala de uma dessas viagens pelo mundo, mais especificamente a Nova Iorque.


"Fado: From Lisbon to New York" subiu ao palco no Carnegie Hall.


O fado foi cantado por Celeste Rodrigues, Jorge Fernando, Fábia Rebordão e Filipa Cardoso, acompanhados pela guitarra portuguesa de José Manuel Neto e pela viola-baixo de Gustavo Roriz.




A produção do espectáculo foi da responsabilidade da MDFado, empresa criada por Michael da Silva, em 2010, com o objectivo de divulgar o fado nos EUA.

2012/06/21

Peter Gabriel... em Portugal

O músico britânico Peter Gabriel vai atuar em julho no 18.º Festival Super Bock Super Rock, perto da praia do Meco, Sesimbra.

O músico, de 62 anos, fundador dos Genesis e que prossegue há várias décadas uma carreira a solo,  estará no festival a 7 de julho.

A última vez que Peter Gabriel atuou em Portugal foi em 2004, na primeira edição do festival Rock in Rio Lisboa, onde deu um concerto de grande impacto visual, no qual interpretou temas como "Darkness", "Secret World", "Games Without Frontiers", "Growing Up" e "Solsbury Hill".

Desta vez, Peter Gabriel estará com a The New Blood Orchestra, com quem gravou e editou no ano passado o álbum "New Blood", no qual reinterpretou temas da sua autoria com novos arranjos orquestrais.
"New Blood" inclui, por exemplo, "Solsbury Hill", "Red Rain", "Digging in the Dirt" e "Don't give up", agora na voz da norueguesa Ane Brun.

A par da música rock, Peter Gabriel tem um reconhecido percurso na promoção das músicas do mundo, em particular através do projeto WOMAD e dos estúdios e editora Real World, e como ativista dos direitos humanos.

Para mim há uma música do Sr. Peter que ficou sempre no meu coração... espero que gostem tanto como eu.. :)

2012/06/18

Uma promissora banda portuguesa...

Olá a todos!

No passado sábado procurei um programa cultural que não envolvesse um gasto extra financeiro e descobri sem querer que Os Capitães da Areia iam tocar pelas 22h no fabuloso miradouro de São Pedro de Alcântara, no bairro Alto.

Aceitei o desafio, pois desconhecia a banda até então e preparei-me para o que ia ouvir e visitei o myspace deles:

Myspace dos capitães da areia

Gostei do que ouvi, senti algumas influências musicais comuns e lá rumei para o miradouro.

O ambiente estava animado e cheio de boa disposição, e é senão quando me deparo com uns jovens no palco, bem mais novos do que tinha imaginado pelas músicas. Estes capitães são novos mas tem uma excelente maturidade musical!

Adorei o toque de música africana misturada com Pop-Rock-Electro. As letras são simples, mas confiantes, o que torna esta banda uma banda bastante promissora no mercado português.

O ambiente que proporcionam é fresco, muito dançável e de uma imensa boa disposição!

Parabéns Srs. Capitães! Continuem o bom trabalho! ;)

Aqui fica o videoclip deles para os mais curiosos:


Os Capitães da Areia - Raparigas da Minha Idade

Os Capitães da Areia | Myspace Music Videos

2012/06/14

Tensão.... inimiga?

Olá a todos!
Hoje queria revelar-vos a inimiga número um da voz:

A Tensão!

Ela interfere directamente com a vossa produção vocal... basta sentirem tensão no corpo, especialmente nos ombros, pescoço e cara para já ser difícil controlar o som que produzem.

Desta forma... antes de começarem a falar ou a cantar devem relaxar o vosso corpo e terem consciência das vossas tensões, especialmente nas zonas críticas descritas anteriormente.

Cantar ou falar deve ser um acto consciente, mas relaxado.

Sugiro que encontrem as vossas tensões corporais habituais e tentem perceber o como e o porquê destas tensões. Procurem resolvê-las pois a vossa qualidade vocal depende disso.

Um corpo livre de tensões é vital para ter bons resultados na voz, seja ela cantada ou falada.


2012/06/11

Manjerico, manjerico!

As festas dos Santos estão aí à porta! E com eles vêm as sardinhas, os chouriços, o vinho e outros petiscos deliciosos!

Mas a erva que acompanha toda a festarola é o nosso querido manjerico!

O manjerico também é conhecido por manjericão ou basílico.

Esta erva tem alguns factos históricos e culturais muito interessantes:

- Os Indianos consideram o manjerico uma erva aromática sagrada.
- Na Roma antiga era considerada uma erva dos namorados. Mantendo a tradição romana, os italianos do sul, ofereciam um vaso com manjericão a uma rapariga que significa pedi-la em casamento.
- As folhas do manjerico simbolizam luto na Grécia.
- Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egipto.
- No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.
- Os antigos usavam-no em pratos culinários para melhorar o paladar da comida.

Aplicações medicinais:

- Tónico estimulante e anti-espasmódico.
- É usada nas digestões retardadas, indisposições digestivas e vómitos.
- Também serve para o tratamento de aftas, bronquite, tratamentos capilares, cãibras, espasmos, febre, feridas, furúnculos, dores de garganta, gases, gripe, problemas de pele, mau hálito, picadas de insetos, reumatismo, rins, tosses, azia, dores de cabeça em consequência de alimentação pesada ou inadequada.
- Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético.

Ena pá! Esta erva é fantástica! Não deixem secar os vossos manjericos! Coloquem as folhas nos vossos cozinhados! Ou façam uma pasta de pesto bem deliciosa!

Despeço-me a cantar: “Santo António já se acabou… e o São Pedro está-se a acabar.. São João, São João! Dá cá um balão, para eu brincar!”

2012/06/07

Triiimmmm! Estou sim? Bla, bla, bla...

Olá!

Ontem ao falar com uma amiga advogada que tem problemas na voz, apercebi-me que os problemas na voz nem sempre estão relacionados com discursos presenciais revestidos de abusos vocais de longa duração...

Estes abusos vocais podem ser muito mais nefastos se falarmos muitas horas por dia ao telefone!

E porquê? Mal ou bem quando estamos perante outra pessoa esforçamo-nos para transmitir as nossas ideias  e tentamos colocar a voz e projectá-la para que os outros nos compreendam. Se estivermos a abusar da voz nesta situação, temos mais depressa essa noção (dores), do que se for ao telefone.

Ao telefone, temos a tendência de não colocarmos bem a voz, não precisamos de projectar, pois existem microfones a captar as nossas palavras...

O resultado: Cansaço extremo vocal passado algum tempo, pois todo o discurso vem directamente da garganta!

Se falam muito ao telefone, coloquem sempre a vossa voz, e se possível, usem o sistema de alta voz, para não caírem na tentação de baixar o vosso volume natural, quando colocam e projectam a voz.

Falar ao telefone, como tudo na vida não deve ser algo levado ao extremo... É preferível marcar mais algumas reuniões presenciais do que estarem 8 horas por dia a falar ao telefone...

Para as pessoas que trabalham em call-centers e locais do género, sugiro que aprendam a usar a vossa voz correctamente, pois é o vosso instrumento de trabalho mais valioso.

Aos exagerados dos telefones: Façam pausas dos telefones de vez em quando! Só faz bem à vossa sanidade!  ;)


2012/06/04

Dead Combo em alta!

Olá! Alguns de vocês já deve ter ouvido falar do salto quântico na carreira da banda portuguesa Dead Combo, mas para quem não sabe a história faço um resumo:

A banda em questão foi convidada para participar num programa sobre comida, que viaja pelo mundo, que desta vez passou por Lisboa, chamado: No Reservations, apresentado por Anthony Bourdain, um Chef com mau feitio que sabe aproveitar o seu temperamento para dar sabor aos seus programas televisivos.

Para quem não viu, recomendo, vale muito a pena: No Reservations: Episódio em Lisboa

Como o programa passa por todo o mundo e é muito visto nos estados unidos a carreira destes senhores está a dar saltos inimagináveis.

Segundo o site Boas Notícias:

"Os portugueses Dead Combo vão atuar no dia 25 deste mês no Festival de Cinema de Cannes, a propósito da estreia mundial do filme “Cosmopolis”, de David Cronenberg.

O anúncio foi feito à agência Lusa pelo produtor Paulo Branco, que convidou Pedro Gonçalves e Tó Trips, a dupla dos Dead Combo, a atuarem na festa de apresentação de “Cosmopolis”, na estreia internacional do filme, em Cannes, onde compete pela Palma de Ouro.

Os Dead Combo editaram em Outubro passado o álbum “Lisboa Mulata” e recentemente participaram no programa televisivo norte-americano “No Reservations”, quando o seu autor, Anthony Bourdain, fez um episódio sobre Lisboa.

Graças à participação naquele programa, que foi exibido no final de Abril nos Estados Unidos, três álbuns da banda estão entre os mais vendidos nos Estados Unidos, através do portal iTunes.

O grupo, que pratica apenas música instrumental, para guitarra e contrabaixo (e baixo), é elogiado pela incorporação de sonoridades latinas, africanas e americanas nas composições, como se fossem a banda sonora de uma identidade portuguesa mestiça."

Mais um exemplo que os Portugueses podem ir além fronteiras...

2012/06/01

Dicção... como se aperfeiçoa?

Este é um tema muito importante no que toca à transmissão de ideias. Quando falamos com uma boa dicção não só estamos a transmitir uma mensagem mais equilibrada e agradável ao ouvinte, mas também estamos a optimizar a nossa produção vocal.

Ou seja... quando falamos com boa dicção estamos a fazer menos esforço vocal e por isso cansamo-nos menos quando falamos por mais tempo.

Como podemos ter uma boa dicção? Fácil! Praticando e ganhando auto-consciência dos nossos hábitos menos bons.

Para praticar existem os trava-línguas, que são frases de difícil e anormal articulação que não facilita a tarefa a ninguém! Mas se conseguirem dizer frases complexas e cheias de rasteiras vocais, conseguimos dizer e ler tudo o que nos aparecer à frente!

O desafio ao inicio é grande e apenas aconselho três coisas:

- Abrirem bem a boca nas vogais (Articulação)
- E acentuarem as consoantes
- Começarem devagar e aumentarem progressivamente a velocidade de leitura

Deixo-vos alguns trava-línguas que põem os cabelos em pé a qualquer um. Divirtam-se!


O Ninho de Nafagafos

Num ninho de nafagafos há sete nafagafinhos.
Quando a nafagafa sai, ficam os nafagafos sozinhos.
Coitadinhos!
Onde foi a nafagafa? Foi a Faro em fraca fragata francesa que havia num frasco.
Comprou farinha, farelo, farófia, frescas travessas de fruta, e truta.
Esfalfada a nafagafa voltou num voo veloz prós sete nafagafinhos.
Com tantos presentes ficaram todos contentes!

História da Burra Torta

Esta burra torta trota.
Trota trota a burra torta pró quintal da cabra parda.
Trota a burra torta trota, trinca a murta, a murta brota na horta da cabra parda.
Diz a cabra para a burra:
- Mordes murta, burra torta?
- Mordo muita cabra parda.
Trota a burra trota torta atrás da cabra na horta.
Pisa a murta e torta trota.
Zurra a burra, zurra, zurra.
Trinca a cabra e a murta murcha.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes