2012/06/07

Triiimmmm! Estou sim? Bla, bla, bla...

Olá!

Ontem ao falar com uma amiga advogada que tem problemas na voz, apercebi-me que os problemas na voz nem sempre estão relacionados com discursos presenciais revestidos de abusos vocais de longa duração...

Estes abusos vocais podem ser muito mais nefastos se falarmos muitas horas por dia ao telefone!

E porquê? Mal ou bem quando estamos perante outra pessoa esforçamo-nos para transmitir as nossas ideias  e tentamos colocar a voz e projectá-la para que os outros nos compreendam. Se estivermos a abusar da voz nesta situação, temos mais depressa essa noção (dores), do que se for ao telefone.

Ao telefone, temos a tendência de não colocarmos bem a voz, não precisamos de projectar, pois existem microfones a captar as nossas palavras...

O resultado: Cansaço extremo vocal passado algum tempo, pois todo o discurso vem directamente da garganta!

Se falam muito ao telefone, coloquem sempre a vossa voz, e se possível, usem o sistema de alta voz, para não caírem na tentação de baixar o vosso volume natural, quando colocam e projectam a voz.

Falar ao telefone, como tudo na vida não deve ser algo levado ao extremo... É preferível marcar mais algumas reuniões presenciais do que estarem 8 horas por dia a falar ao telefone...

Para as pessoas que trabalham em call-centers e locais do género, sugiro que aprendam a usar a vossa voz correctamente, pois é o vosso instrumento de trabalho mais valioso.

Aos exagerados dos telefones: Façam pausas dos telefones de vez em quando! Só faz bem à vossa sanidade!  ;)


1 comentários:

Anónimo disse...

Esta questão do falar tem muito que se lhe "diga"! Beijinho,Paulo (não tem URL, não).

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes